"O fumo e o Bruxismo: uma combinação perigosa"
- cimiotto
- 24 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev.
" O ato de fumar pode ser considerado um hábito parafuncional e a nicotina, substância presente no cigarro, pode, desencadear o bruxismo."

O hábito de fumar, além de ser prejudicial para a saúde em geral e ser considerado um hábito parafuncional, pode contribuir para o surgimento e intensificação de um problema bucal bastante comum: o bruxismo.
A grande vilã é a nicotina, substância presente no cigarro e um poderoso estimulante do sistema nervoso central que ao ser consumida, aumenta a atividade muscular, incluindo os músculos da mandíbula. Essa tensão muscular excessiva pode levar ao ranger e/ou apertar dos dentes, característicos do bruxismo.
Além disso, a nicotina interfere diretamente na qualidade do sono. A substância dificulta o adormecimento e mantém o corpo em estado de alerta, aumentando as chances de o bruxismo ocorrer durante as horas de sono.
A dependência da nicotina pode causar estresse e ansiedade, que são fatores de risco conhecidos para o bruxismo. Afinal, esses fatores emocionais podem aumentar a tensão muscular e a probabilidade de ocorrer o ranger e/ou apertar os dentes, como uma válvula de escape.
Como Parar de Fumar e Reduzir o Risco de Bruxismo?
Parar de fumar é o primeiro passo para melhorar a sua saúde bucal e reduzir o risco de bruxismo. Algumas dicas podem ajudar nesse processo:
Procure ajuda profissional: Profissionais da área da saúde podem oferecer orientação e tratamento para ajudar você a parar de fumar.
Terapia de reposição de nicotina: Essas terapias podem ajudar a controlar os sintomas da abstinência e facilitar o processo de parar de fumar.
Mudanças de hábitos: Procure atividades para ocupar o tempo livre e reduzir o estresse, como praticar exercícios físicos e técnicas de relaxamento.
Tratamento do bruxismo: O tratamento do bruxismo pode ajudar a aliviar os sintomas e proteger os dentes.
Ao parar de fumar e buscar tratamento para o bruxismo, você estará investindo em uma vida mais saudável e livre de dores.
Lembre-se: A decisão de parar de fumar é uma das melhores que você pode tomar para a sua saúde.
"Gostou deste conteúdo? Veja mais em nosso site!"





Comentários